Dica do doutor
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Sasin Tipchai by Pixabay
Antecipadamente, a coluna “Dica do Doutor” faz uma observação. Poderia-se colocar aqui outras tantas. Mas, vamos iniciar com uma regra básica para quem quer fazer uma cirurgia plástica: a escolha do profissional. A dica mais importante é encontrar um profissional que trate o paciente como único.
Mas o que é tratar um paciente como único? É fazer uma avaliação completa com o paciente. De forma holística, o paciente é visto no todo. Ao se submeter a uma cirurgia, é preciso ter em mente que seu corpo sofre mudanças. Estas mudanças precisam ser consideradas pelo médico.
De nada adianta, tratar pontualmente o problema de um paciente. É preciso compreender suas necessidade fisiológicas e expectativas. Portanto, um profissional desta área tem que ser avaliado por este viés.
Assim, não basta somente fazer uma cirurgia. Também é fundamental manter um relacionamento médico-paciente. Nesse sentido, o cirurgião plástico deve sempre estar atento ao todo. Por isso, esta relação não termina após a cirurgia.
Em outras palavras: um bom profissional terá tempo para escutar quais são suas ideias sobre seu corpo. Após um exame físico, poderá dizer se a cirurgia plástica é ou não indicada. Outro item importante è saber que qualquer procedimento cirúrgico, por mais simples que seja, pode apresentar complicações. Portanto, evite opiniões que ignoram ou minimizam estes riscos. Procure saber os prós e os contras dos procedimentos.
Fique de olho
Do mesmo modo, fique atento também a qualidade do profissional e observe qual a frequência dele em congressos, simpósios, e cursos. Todo profissional precisa acompanhar os estudos recentes de sua área. Na medicina, esta regra vale muito mais. A pesquisa científica é essencial. Faça buscas em sites que tenham cadastro do profissional.
Depois de avaliar o currículo, o grau de comprometimento e a empatia necessária para ajudar o paciente, trate da remuneração do profissional. Se o valor de uma cirurgia plástica for muito abaixo da tabela de mercado, isso pode significar um alto risco para sua saúde. Uma cirurgia plástica de qualidade incluirá em seus honorários os valores do cirurgião plástico, do anestesista, do instrumentador e hospital. Retirar um desses profissionais é risco, porque se trata de procedimento de segurança para realizar uma cirurgia.
Assim, observe também se este profissional atua no mercado há muito tempo, como é sua carreira, tanto em território nacional como internacional. Sempre fique atento ao conjunto apresentado por este profissional, como o perfil.
Portanto, sem estas colocações que iniciam a coluna “Dica do Doutor”, seria impossível mostrar outras dicas. O que faz a diferença, no meio de tanta informação na internet, é a transparência e a ética.